segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A difícil tarefa de emagrecer!

O Post vai ser longo gente!



Há 3 anos atrás eu fiz um tratamento para emagrecer com fórmula manipulada, dieta e acompanhamento médico. Tudo deu certo! Nos primeiros 15 dias eu fiquei extremamente mal humorada, foi difícil, mas eu consegui chegar até o final do tratamento com meu objetivo alcançado. Eu pesava 58Kg e cheguei aos 50kg, com 1,60m de altura. Não era obesa, claro, vestia 38 ainda, quase 40, mas não era feliz e tinha, e tenho, o direito de fazer o que for necessário para me sentir bem, sem exageros, claro. Felizmente quando estou mais cheinha a gordura se distribui até que uniformemente, mas fico larguinha, com braços grossos e não gosto.

E há pouco mais de um ano, com a loucura que é a vida aqui em São Paulo, comecei a desenvolver uma certa fobia ao sair de casa, tudo por conta da Sii (Síndrome do Intestino Irritável) que resolveu aparecer na minha vida e pra ficar. Adotei o combo Gastroenterologista + Nutricionista + Psiquiatra. O Gastro até hoje não conseguiu encontrar uma substância que controle meu rebelde intestino; a nutricionista cortou a salada crua da minha vida e frutas com casca, pois contêm muita fibra e elas soltam o meu intestino; e a psiquiatra receitou remédio para conter as crises de ansiedade. Eis o vilão, o remédio para ansiedade me fez engordar praticamente 1kg por mês e acabei pesando 61kg.

Como diz uma amiga minha: “Antes uma magra triste do que uma gorda feliz.” Brincadeira, claro.

Pedi a psiquiatra desesperadamente para que encontrasse um outro remédio que não me fizesse engordar e a médica atendeu. Mas a caixa está fechadinha lá em casa por enquanto.
Recorri ao médico que fiz tratamento há 03 anos atrás, fui reavaliada, afinal, minhas condições orgânicas estão diferentes e o “psico” também. Fórmula feita, remédio sendo tomado. Estou na no início da 4ª semana e agora com 57kg.

Minha auto-estima já não é lá grande coisa, baixíssima! Apesar de estar melhor da ansiedade, ao mesmo tempo estava triste porque não estava gostando do que via no espelho. Então precisava resolver essa questão. Agora estou cortando tudo o que devo (ex: doces e frituras), já que o novo remédio mandou a fome de leão para bem longe.

Quero deixar bem claro aqui, que não faço dietas malucas e nem tomo remédios sem prescrição, até porque a farmácia não te vende sem a receita, que fica retida. Algumas pessoas podem me achar paranóica com meu peso e escuto de muitos que estou ótima. Mas, para manter minha auto-estima, eu preciso pesar menos, porque com os quilinhos a mais vem a celulite e pneuzinhos indesejados.

Segundo a tabela do IMC (índice de massa corporal), uma pessoa considerada com peso normal tem IMC entre 18,5 e 24,99, o meu deu 23,53 aos 61Kg. Para a minha altura o peso ideal está entre 48kg e 65kg. Eu quero de volta meus 50kg com esforço e acompanhamento médico, mas se chegar aos 52kg já me dou por satisfeita. E vou continuar dentro da faixa considerada saudável para mim.

Existem muitas pessoas contra as fórmulas para emagrecimento, inclusive a ANVISA proibiu um monte de anorexígenos semana passada, pelo menos pelos próximos 12 meses, quando voltarão a avaliar os mesmos novamente. Tá uma confusão danada, tem muito médico contestando essa decisão. Eles ajudam sim quem tem dificuldade de perder peso, eu sou prova disso!

Meu metabolismo é super lento e é isso que me acaba. Como disse antes, eu tomei e estou tomando agora. E me ajudou e está ajudando muito! Recorri pela 2ª vez depois de me manter magra por quase 3 anos e continuaria magra se não fosse a PAROXETINA que tomei por quase um ano, mas sou contra àquelas pessoas que vivem tomando sempre. Elas ajudam no início, você sente menos fome e passa por uma reeducação alimentar menos sofrida, mas você tem que manter esse padrão mais saudável de alimentação se quiser continuar magra.

Não tem fórmula mágica. Existe dedicação e adoção de hábitos saudáveis como: fazer exercícios regularmente e alimentar-se bem de 3 em 3 horas. Eu tracei uma meta e vou alcançá-la! Arrumei tempo pra academia e vou me jogar!

Quando a gente chega na casa dos 30 descobre que nosso corpinho começa a ficar diferente, nem quero imaginar quando eu chegar aos 40!

Para quem sofre de anorexia e bulimia, procure ajuda, é o melhor que você pode fazer por você! Mas esse será um assunto para um novo post.

Foto: Reprodução/Google
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.